FANDOM

Urim → Alemão, Inglês.

Urim
Outras designações: Huri, Ouri,
Ourim, Òrè, Ori, Ôrim, Ourim,
Uri, Urim, Urinca
Primeira descrição: Elísio
Romariz Santos Silva, 1994
Ciclos: Um
Filas: Duas
Sementeira: Voltas simples
Região: Cabo Verde

Urim é uma variante muito parecida com Oware, que é disputada na ilha Brava, situada no arquipélago de Cabo Verde, e por imigrantes Cabo-verdianos, em Angola. Este jogo deriva de Orôà, um jogo de mancala oriundo da Guiné-Bissau. Urim é disputado em tabuleiros de madeira (banco de ouri) com sementes de Caesalpinia crista L. (ouri) somente por homens.

O jogo, em cada uma das ilhas de Cabo Verde, apresenta ligeiras diferenças nas regras.

Regras

As regras são semelhantes ao jogo de Oware.

As diferenças residem em:

  • Uma fila pode conter tanto seis com sete poços.
  • As capturas são efectuadas, quando a última semente (urin) perfaz um total de duas ou de três sementes no poço do lado do adversário (como em Oware), e o conteúdo dos poços que o precedem são também capturados quando contêm duas, três ou quatro (!) sementes e se estiverem seguidos, ao longo do lado do tabuleiro do adversário.
  • Um poço não pode conter mais de 17 sementes.
  • Um jogador ganha dois pontos, quando possui 3/4 do número total de sementes (36 ou 42, dependendo do tamanho do tabuleiro), ou um ponto, quando ele possui menos sementes mas, possui mais de metade das sementes disponíveis, no tabuleiro.

Enigma Caboverdiano

Em linguagem crioula Caboverdiana:

Doze boc', quarenta e oit' den' -- ouri

Tradução:

Doze bocas, quarenta e oito dentes -- Ouri

A Consultar

Referências

Carreira, A.
Mandingas da Guiné Portuguesa: Publicação comemorativa do V centenário da descoberta da Guiné. Centro de Estudos da Guiné Portuguesa, Lisboa (Portugal) 1947, 216.
DeAraujo, C. G.
Bean Counters: Cape Verdean Game Requires Logic, Math. Em: The Standard-Times 31 de Janeiro de 1999.
Fraga, A. & Santos, T.
Ouri, um jogo mancala. Em: Educação e Matemática. 2004; 76 (1): 9-11.
Graça, A.
Jogo de Oril: Regras, estratégias e teorias. Edição da ONDS (Organização Nacional da Diáspora Solidária), Mindelo (Cabo Verde) 1998.
Halter, M.
Between Race and Ethnicity: Cape Verdean American Immigrants, 1860-1965. University of Illlinois Press, Chicago IL (EUA) 1993, 154.
Miranda, N. de.
Compreensão de Cabo Verde. Junta de Investigações do Ultramar, Lisboa (Portugal) 1963, 48.
Nogueira, G.
Ouril: Douze boca quarenta e oit dent. No: Novo Jornal Cabo Verde 1994; ano 1, n° 96: 8.
Santos Silva, E.
O Ouri: Um jogo caboverdiano e a sua prática em Portugal. Associação de Professores de Matemática, Lisboa (Portugal) 1994.

Copyright / Licença

O texto desta página está sob a CC by-sa 2.5 licença.
© Miceu Tavares