Fandom

Mancala World

Unee Tugaluulach (português)

911pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

Unee Tugaluulach → Alemão, Inglês, Italiano, Polonês.

Unee Tugaluulach
Outras Designações: Unee
Tugaluulax
Primeira Descrição: N.
Namzhildorzh, 1963
Ciclos: Um
Filas: Duas
Sementeira: Voltas simples
Região: Mongólia

Unee Tugaluulach (do Mongol: Үнээ тугалуулах, "Deixem as vacas parir"), também apelidado de Unee Tugaluulax, é um jogo de mancala jogado pelos Cazaques, na Mongólia Ocidental, perto da fronteira Chinesa. Foi descrito, pela primeira vez, por Namzhildorzh, em 1963. Apesar de seu jogado num tabuleiro muito pequeno, o jogo é um verdadeiro desafio para qualquer humano que se aventure (não tanto para os computadores) porque é um jogo que compreende mais de 150 movimentos.

Regras

O jogo é jogado num tabuleiro (khölög) de 2 x 3 = 6 cavidades. Inicialmente, cada cavidade contém seis bolas de fezes (khorgol), oriundas dos excrementos de camelos, cabras e ovelhas, como recomenda a tradição.

Unee1

Posição Inicial

Na sua vez, o jogador distribui o conteúdo de uma das suas cavidades, uma por uma, no sentido horário (este sentido é visto como o elemento masculino da vida, na Mongólia). A primeira bola deve ser deixada na cavidade seguinte.

Se a última bola cair numa das suas cavidades, que contenha quatro bolas, o jogador captura esse conteúdo (quatro bolas).

O jogo finaliza quando o jogador não pode fazer um movimento ou se a posição do tabuleiro se repete.

Unee2

Uma posição cíclica foi descoberta, neste jogo, em 2009, por Jörn Eichler, em Hannover (Alemanha) – É o Sul a mover. Nota: Se captura, perde!

Se um jogador não pode fazer um movimento, as bolas que se encontram no tabuleiro são capturadas pelo jogador que fez o último movimento. O jogador com maior número de bolas, no fim de jogo, vence.

Uma regra tradicional para resolver a situação de quando a posição do tabuleiro se repete é ainda desconhecida. Em outros jogos de mancala, as pedras do jogo que continuam a circular em redor do tabuleiro, repetidamente, são divididas por ambos os jogadores (Oware) ou não entram na contagem (Cross-Wari). É também possível considerar que o jogo tenha chegado ao fim sem um resultado (Aw-li On-nam Ot-tjin).

Alguns Termos Específicos

  • Uma cavidade com uma bola: ünee ("vaca")
  • Uma cavidade com duas bolas: bux ünee khojor ("vaca e boi")
  • Uma cavidade com três bolas: ünee delegnene ("vaca com úberes inchados")
  • Uma cavidade com quatro bolas: ünee tugalsan ("vaca que pariu")

Referências

Namzhildorzh, N.
Mongolyn Togloom. Ulan Bator (Mongólia) 1963: 85-102.
Popova, A.
Analyse Formelle et Classification des Jeux de Calculs Mongols. Nos: Études Mongoles 1974; 5: 7-60.

Copyright / Licença

© Wikimanqala.
Ralf Gering and Víktor Bautista i Roca
Sob a licença CC by-sa 2.5 license.