FANDOM

Tuca Tuca → Inglês.

Tuca Tuca
Inventor: Christoph Breitbach,
2009
Filas: Duas
Sementeira: Várias voltas
Região: Alemanha

Tuca Tuca foi projectado a 4 de Outubro de 2009, por Christoph Breitbach, um estudante de 11 anos de idade. Christoph é um dos melhores arqueiros alemães, dentro do seu grupo etário e conquistou o 4º lugar no Campeonato Alemão, em 2009 e em 2010.

Regras

O jogo é disputado num tabuleiro de duas filas com seis cavidades, em cada uma delas.

No início, todas as cavidades possuem quatro sementes.

Waurieini

Posição inicial

No seu turno, o jogador esvazia uma das suas cavidades e semeia as sementes nele contidas, uma a uma, no sentido anti-horário, no interior das cavidades seguintes.

Se a última semente cair numa cavidade com sementes, o conteúdo da cavidade seguinte é distribuída em mais uma volta (ao “estilo da sementeira Indiana”).

Se a última semente é lançada numa cavidade vazia do tabuleiro, no próprio lado do jogador, esse jogador captura essa semente e o conteúdo da cavidade oposta. Se a cavidade oposta estiver vazia, nada será capturado.

Excepções:
Se a cavidade vazia for a última da fila (conhecida por "Sternmulde" = cavidade estrelada), o jogador só capturará uma única semente. No entanto, ele capturará essa semente ainda que a cavidade oposta esteja vazia.

O movimento finaliza, quando a última semente cai dentro de uma cavidade vazia, em ambos os lados do tabuleiro ou se a cavidade seguinte estiver vazia.

O jogo finaliza, quando o jogador nada mais tem para movimentar, no seu turno. As sementes que restem são entregues ao jogador que ainda possuir sementes, nas suas cavidades.

O jogo é vencido pelo jogador que capturar o maior número de sementes. Se ambos os jogadores conseguirem totalizar igual número de sementes, o jogo ficou empatado.

Ligações Externas

Copyright / Licença

© Ralf Gering
O texto desta página está sob a licença CC by-sa 2.5 licença.
© Miceu Tavares