FANDOM

Trias → Alemão, Inglês.

Trias
Outras designações: Trinitas
Inventor: Ralf Gering, 2008
Filas: Três
Sementeira: Voltas múltiplas
Região: Alemanha

Trias (do Gk. Τριάς "Trinity"), primeiramente designado por Trinitas, é um jogo de mancala com três filas, que foi inventado por Ralf Gering, em Hain (Alemanha), a 7 de Junho de 2008, enquando despertava, numa manhã. É o primeiro jogo de mancala moderno, que emprega três filas. Trias utiliza um mecanismo de jogo único enquanto a maioria dos jogos tradicionais com três filas resultam de uma adaptação dos jogos com duas filas para jogos de tabuleiro com três filas. O jogo é baseado na numerologia Judaica e Cristã:

  • Três filas formam o tabuleiro. A Santíssima Trindade, na doutrina Cristã (ou trindade, em geral), é Deus tanto como entidade única como nas três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo. Também designada por divisão Tripartida ou por Divindade.
  • Quatro pedras encontram-se no interior de todas as cavidades, no início do jogo. O Tetragrama representa as quatro letras do nome do Deus de Israel. Existem quatro Evangelhos: Mateus, Marcos. Lucas e João.
  • Doze é o número de cavidades existentes em cada fila. O Novo Testamento apresenta-nos Jesus e os doze apóstolos; quando Judas Iscariotes caiu em desgraça, foi realizada uma reunião (Actos dos Apóstolos) para reunir Matias ao grupo completando deste modo o número doze, uma vez mais.
  • Trinta e seis cavidades formam o tabuleiro. Segundo a tradição Judaica, em cada geração existem 36 justos (os "Lamed Vav Tzadikim") que justificam a existência e a continuidade do mundo.
  • Cento e quarenta e quatro pedras são necessárias para jogar este jogo. Cento e quarenta e quatro mil é um número simbólico no cristianismo, que representa todo o povo de Deus ao longo da história da Igreja celeste. Uma outra perspectiva aponta que os 144.000 são uma versão grandiosa do antigo exército Israelita, enviado no final de um período de tribulação, para aniquilar os ímpios.

Regras

O jogo é jogado num tabuleiro, com três filas e cada fila contém 12 cavidades. Inicialmente, existem quatro pedras, dentro de cada uma das cavidades. É viável jogar este jogo utilizando dois tabuleiros do jogo Selus.

Trinitas1

Posição Inicial

Um jogador controla a fila do seu lado. A fila central é neutra.

No seu turno, o jogador esvazia o conteúdo de uma das 12 cavidades, da sua fila e semeia-o, pedra por pedra, no sentido anti-horário, nas cavidades seguintes, da sua fila e na fila central mas, não pode semeá-lo na fila do adversário.

  • A primeira volta deve finalizar numa cavidade não vazia.

Se a última pedra cair numa cavidade ocupada, o seu conteúdo será distribuído, de seguida, numa outra volta.

  • Cada movimento compreende, no mínimo, duas voltas.

Um movimento finaliza quando a última pedra é lançada numa cavidade vazia.

Quando um movimento finaliza na fila exterior, a última pedra semeada é removida do tabuleiro.

Quando um movimento finaliza na fila central, três situações podem ocorrer:

  • Se a cavidade inimiga, oposta à cavidade onde foi semeada a última pedra (na mesma coluna) estiver ocupada, o seu conteúdo é removido do tabuleiro e a vez do jogador finaliza.
  • Se a cavidade inimiga, oposta à cavidade onde a última pedra foi semeada estiver vazia mas, se a cavidade oposta na fila exterior do lado do jogador estiver ocupada, a última pedra será transferida para esta cavidade e o seu conteúdo distribuído, numa outra volta, de seguida.
  • Se ambas as cavidades opostas, à cavidade onde a última pedra foi semeada estiver vazia, esta pedra será removida do tabuleiro e o turno do jogador finaliza.

O jogador que consiga fazer o último movimento vencerá o jogo. O jogador perderá o jogo, no seu turno, se já não tiver voltas múltiplas para efectuar.

Estratégia

A captura de pedras nas cavidades do adversário é uma técnica importante. Contudo, é igualmente importante alimentar as próprias cavidades com pedras oriundas da fila central.

No mínimo, uma pedra será removida do tabuleiro, em cada turno. Assim, tornar-se-á cada vez mais difícil conseguir movimentos com múltiplas voltas, para o final do jogo.

O final do jogo de Trias lembra os finais de jogos em tabuleiro de jogos de mancala de quatro filas, onde as pedras do jogo capturadas eram redistribuídas, no próprio lado do tabuleiro (por exemplo, os jogos Hus, Mwambulula).

Copyright / Licença

Adaptado do artigo da Wikinfo intitulado "Trias", http://www.wikinfo.org/index.php/Trias, utilizado sob a licença GNU Free Documentation License.