Fandom

Mancala World

Toguz Poddavki (português)

911pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

Toguz Poddavki → Alemão, Inglês.

Toguz Poddavki
Inventor: Ralf Gering, 2010
Variante de Toguz Kumalak
Filas: Duas
Sementeira: Voltas Simples
Região: Alemanha

Toguz Poddavki (Toguz Kumalak Suicida) foi inventado por Ralf Gering, em Hain (Alemanha), no dia 6 de Novembro de 2010. O nome atribuído foi inspirado nas Damas Russas Suicidas, conhecidas por Shashki Poddavki. O jogo consiste numa variante suicida de Toguz Kumalak. As regras de como finalizar este jogo foram aferidas no jogo teste disputado com Miceu Tavares, a 8 de Novembro de 2010.

De acordo com o autor, Toguz Poddavki não pretende ser um jogo sério mas sim um jogo que proporciona um momento de boa disposição. Esta ideia surgiu, quando Ralf tentava encontrar o jogo de Toguz Kumalak, com o menor número de movimentos, o que é matematicamente possível.

Regras

Toguz Poddavki é jogado de acordo com as mesmas regras de Toguz Kumalak, exceptuando as alterações seguintes:

  • Movimentos obrigatórios são os que dizem respeito à captura do conteúdo de um poço, do adversário (tornando-os par); à formação do tuzdyk ou ao lançamento de uma bola para dentro do tuzdyk, do próprio jogador. Qualquer outro movimento, inclusive lançar uma bola para dentro do tuzdyk do adversário, só pode ser permitido, se nenhum dos outros movimentos, já mencionados, for viável de se concretizar.
  • Como em qualquer jogo de Toguz, o jogo finalizará, sempre que um jogador fique sem movimentos legais, no seu turno. No entanto, as restantes bolas que estejam no tabuleiro, serão atribuídas ao jogador que já não consegue jogar.
  • O jogador que capturar a maioria das bolas (ou seja, 82 ou mais bolas) perde o jogo.

Ligações Externas

Copyright/Licença

O texto desta página está sob a CC by-sa 2.5 licença.
© Miceu Tavares