FANDOM

Tabuleiros de Mancala da Ciudad de Vascos → Alemão, Inglês.

As ruínas da Ciudad de Vascos, uma antiga cidade muçulmana, no município Navalmoralejo (Toledo, Espanha), são um importante achado arqueológico, onde muitos jogos antigos foram descobertos, principalmente, jogos de dados, Alquerque e tabuleiros de mancala. Ciudad de Vascos foi erguida no século X e abandonada no século XI.

Os investigadores Cosín e García descobriram doze tabuleiros de mancala, todos esculpidos em pedra, à excepção de um tabuleiro. Estes investigadores agruparam os tabuleiros do seguinte modo:

  • Cinco tabuleiros com duas filas com quatro poços, cada. Um deles era fabricado em terracota Era um tabuleiro portátil e poderia ser de maior dimensão uma vez que se encontra partido.
  • Seis tabuleiros com duas filas com quatro poços, cada e dois depósitos. Os depósitos estavam localizados nas extremidades do tabuleiro.
  • Um tabuleiro com duas filas com quatro poços, cada mas, com um só depósito.

Os tabuleiros, que não possuem depósitos, medem 25 a 33 cm de comprimento, enquanto os tabuleiros que possuem depósitos medem 40 a 53 cm, de comprimento. Os poços medem 4 a 6 cm de diâmetro e 0.5 a 1.5 cm de profundidade.

Um dos tabuleiros foi encontrado junto de uma mesquita, próximo de uma praça pública. Os outros tabuleiros estavam na cidadela. Provavelmente, os tabuleiros eram usados pelos soldados, durante o seu tempo livre.

Referências

Cosín Corral, Y. & García Aparicio, C.
Alquerque, mancala y dados: juegos musulmanes en la ciudad de vascos. Na: Revista de Arqueología 1998; 19 (201): 38-47.

Copyright / Licença

© Wikimanqala.
Víktor Bautista i Roca.
Disponível sob a licença CC by-sa 2.5.