FANDOM

Tabuleiro de Mancala da Filha de Abd-al-Rahman → Inglês.

O Museu de Burgos (Espanha) possui um tabuleiro de mancala do Mosteiro de San Domingo de Silos. Este tabuleiro pertencia à filha de Abd-al-Rahman III (891-961), o emir (912-929) e primeiro califa (929-961) de Córdova.

O tabuleiro tem o formato de um moderno tabuleiro do estilo "lápis", ou seja, dobra-se ao longo do seu maior eixo e, quando fechado, é cilíndrico. O tabuleiro é fabricado a partir de marfim e de metal. Possui duas filas com cinco poços que se encontram muito chegados às bordas do tabuleiro. O tabuleiro mede 46.5 cm de comprimento, enquanto cada poço mede 9 cm de diâmetro.

Abdarrahman

O tabuleiro - Aberto

Abdarrahman2

O tabuleiro - Fechado

O inventário de tabuleiros de mancala aponta para um número de 244 tabuleiros, segundo a opinião de Silva Santa-Cruz. É considerado a “caixa de jogos” ("estuche de juegos") pelo museu.

Referências

Cosín Corral, Y. & García Aparicio, C.
Alquerque, mancala y dados: juegos musulmanes en la ciudad de vascos. Na: Revista de Arqueología 1998; 19(1).
Rosser-Owen, M.
A Córdoban Ivory Pysis Lid in the Ashmolean Museum. Em: Muqarnas: An Annual on the Visual Culture of the Islamic World 1999; 16: 16-31.
Silva Santa-Cruz, N.
Nuevos datos para el estudio de dos piezas de eboraria califal: arquetas de la iglesia parroquial de Fitero y del Instituto Valencia de Don Juan. Nos: Anales de Historia del Arte 1999; 9: 27-33, ISSN 0214 6452.

Copyright / Licença

© Wikimanqala.
Víktor Bautista i Roca.
Disponível sob a licença CC by-sa 2.5.