Fandom

Mancala World

Spreta (português)

911pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

Spreta → Inglês.

Spreta
Primeira Descrição: Meredith
G. Sanderson, 1913
Ciclos: Um
Filas: Quatro
Sementeira: Voltas múltiplas
Região: Malawi

Spreta é um jogo de mancala disputado pelo Chikunda, no Malawi (outrora o "Protetorado da Niassalândia") e na Zâmbia. O jogo está relacionado com os jogos de mancala de Chisolo II.

Regras

Spreta é jogado num tabuleiro com quatro filas com um número par de cavidades, em cada fila (8 - 20), contendo cada cavidade, uma única semente à excepção da cavidade na extremidade direita, da fila da frente, que se encontra vazia, e a terceira cavidade, à esquerda, na fila da frente, que contém duas pedras.

Spreta1

Posição inicial

No seu turno, o jogador semeia o conteúdo de uma das suas cavidades, uma a uma, em sentido anti-horário.

  • Se a última cavidade estiver ocupada, o seu conteúdo será semeado, em mais uma volta.
  • O movimento terminará quando a última pedra cair numa cavidade vazia.

Se existirem cavidades, que contenham duas ou mais pedras, estas deverão ser jogadas em primeiro lugar.

Pedras únicas só podem ser semeadas, nas seguintes condições que seguidamente apresentamos:

  • Quando todas as cavidades do jogador contêm somente uma única pedra
  • A cavidade, que se segue, está vazia

Se a pedra é movida para uma cavidade da fila interior e se a cavidade, da fila interior oposta do adversário estiver ocupada, então o seu conteúdo será capturado e removido do tabuleiro.

  • Se a cavidade da mesma fila do adversário, do lado exterior, estiver também ocupada, o seu conteúdo também será capturado.
  • Além disto, o jogador "arrebata" o conteúdo de duas cavidades inimigas.

O jogo termina quando um jogador fica sem pedras.

O jogador que no final do jogo ainda possua pedras, nas suas cavidades, vence o jogo.

Referências

Sanderson, M. G. 
Native Games of Central Africa. Em: The Journal of the Royal Anthropological Institute of Great Britain and Ireland 1913; 43: 733-744.

Copyright / Licença

O texto desta página está sob a CC by-sa 2.5 licença.
© Miceu Tavares