FANDOM

Progessive Mancala → Alemão, Inglês.

Progressive Mancala
Inventor: Ralf Gering, 2004
Filas: Duas
Sementeira: Voltas múltiplas
Região: Alemanha

Progressive Mancala foi inventado por Ralf Gering no dia 3 de Setembro de 2004, em Bad Breisig, na Alemanha. O jogo emprega uma regra que lembra a regra do jogo Progressive Chess (Xadrez Progressivo).

Regras

Progressive Mancala é jogado num tabuleiro de mancala de uma única fila com onze cavidades. Inicialmente existem cinco pedras em cada uma das cavidades. O tabuleiro possui um goal comum aos jogadores, que se encontra adjacente às cavidades centrais do tabuleiro. Ambos os jogadores se sentam do mesmo lado e de frente para o tabuleiro. Um dos jogadores é chamado Ocidente e o outro de Oriente.

Progressivemancalaini

Posição Inicial

Oriente inicia o jogo e semeia a partir da sua direita para a esquerda. Ocidente semeia a partir da esquerda para a direita.

Em cada turno, o jogador esvazia uma cavidade e distribui o seu conteúdo pelas cavidades seguintes, uma a uma, as pedras são colocadas na sua direcção. Se o jogador chegar ao fim do tabuleiro, o jogador continuará a distribuir as pedras começando por deixar uma pedra no Goal e, de seguida coloca as restantes nas cavidades a partir da extremidade oposta do tabuleiro. O jogador, desta maneira, realiza círculos à volta do tabuleiro.

Se a última pedra cair numa cavidade com pedras, o seu conteúdo (incluindo a última pedra que lá foi colocada) é retirado e de seguida é distribuído, como é usual nos jogos de voltas múltiplas.

O movimento termina se a última pedra cair dentro de uma cavidade vazia ou dentro do goal.

Para cada movimento que o jogador tenha finalizado numa cavidade vazia, o seu adversário está autorizado a fazer um movimento de bónus. Os movimentos bónus são, de facto, obrigatórios.

Se a última pedra cair dentro do goal, o jogador captura o seu conteúdo incluindo a última pedra aí semeada. As pedras capturadas são armazenadas.

O jogador que capturar mais pedras é declarado vencedor. Os empates são impossíveis porque a soma de todas as pedras forma um número ímpar.

Variante para Conhecedores

Bons jogadores podem aventurar-se num tabuleiro com 17 cavidades. Mais uma vez, existem cinco pedras em cada cavidade, no início do jogo.

Referências

Gering, R.
Progressive Mancala (E-mail para Yahoo's Mancala Games mailing list). 10 de Março de 2006.

Copyright / Licença

© Wikimanqala.
Ralf Gering