FANDOM

Pilare → Inglês.

Pilare
Inventor: Jorge Gómez
Arrausi, 2005
Filas: Seis por Seis
Sementeira: Voltas
Simples
Região: Espanha

Pilare é um jogo de tabuleiro desenhado por um autor de jogos, Jorge Gómez Arrausi, de nacionalidade Basca. Ele venceu o prémio de admissão ao Concurs de Creació de Jocs de Tona, 2005 ("concurso de criação de jogos de Tona").

Arrausi é indiscutivelmente o melhor humano no jogo Linhas de Acção (LOA); o melhor jogador do mundo. Arrausi vive em Basuri, perto de Bilbao.

Pilare é um "jogo de empilhamento", que lembra os jogos de mancala uma vez que as peças são movidas (ou “semeadas”) num estilo muito ao jeito de mancala.

Jorge Gómez Arrausi venceu, em 2002, a Competição Unequal Forces Game Design (patrocinada pela Sociedade de Jogos de Estratégia, about.com e pela Abstract Games Magazine) com o seu jogo Unlur.

Pilare pode ser jogado online no ig Game Center desde o dia 31 de Janeiro de 2009.

Regras

O tabuleiro é um quadrado dividido em seis filas e por seis colunas, perfazendo um total de 36 quadrados.

O jogo é jogado por duas pessoas.

Existem 36 peças pretas, 10 peças vermelhas e 10 peças brancas. As peças pretas são consideradas peças neutras. Um jogador controla as peças vermelhas e o seu adversário controla as peças brancas.

Pilare

Posição inicial

Os Vermelhos iniciam a partida.

No seu turno, o jogador escolhe uma pilha (mesmo uma peça, que está isolada num quadrado, é considerada uma pilha), que é encimado por uma das suas próprias peças. A sua peça do fundo da pilha é colocada em um quadrado ortogonalmente adjacente, para dar origem a uma nova peça no topo da pilha. O jogador continua a colocar nos quadrados ortogonalmente adjacentes até que a pilha esteja toda distribuída.

Após de cada peça colocada, o jogador pode mudar de direcção mas, somente o que um dos ângulos do quadrado, do tabuleiro, permite. O jogador não pode ir directamente para trás. No entanto, se uma pilha for constituída pelo menos por quatro peças, o jogador pode voltar ao quadrado de origem perfazendo um círculo, com as peças da pilha.

Se o jogador não conseguir fazer um movimento legal, no seu turno, o jogador perde o jogo.

Variante

Pilare pode ser facilmente alargado para um tabuleiro de 8x8, se pretender um jogo com mais desafios.

Referências

Cerrato, L.
Pilare. In: Il Fogliaccio degli Astratti 2007; 41 (Abril): 8.
Gómez Arrausi, J.
Pilare: Un Juego de Jorge Gómez Arrausi. Basuri (Espanha) 2005.

Ligações Externas

Copyright / Licença

© Wikimanqala.
Ralf Gering and Víktor Bautista i Roca
Sob a licença CC by-sa 2.5 license.