FANDOM

Pas de Deux → Alemão, Inglês.

Pas de Deux
Inventor: Ralf Gering, 2004
Um variante de Oware
Filas: Duas
Sementeira: Voltas únicas
Região: Alemanha

Pas de Deux (derivado do Francês: "par de dança") é uma variante de Oware, inventado no dia 15 de Junho de 2004, por Ralf Gering, em Bad Breisig, na Alemanha. O jogo foi completamente revisto em Dezembro de 2007 e muitas das suas regras foram reescritas, após ter ficado comprovado que o primeiro jogador tinha uma forte vantagem sobre o segundo jogador.

Qualquer computador no seu melhor estado de desenvolvimento não consegue resolver o jogo Pas-de-Deux, pela força bruta e porque os factores da ramificação da árvore deste jogo são demasiado elevados. O primeiro turno pode ser realizado por 64 maneiras diferentes. Após o primeiro turno de cada jogador, 4,096 diferentes tabuleiros podem ser conseguidos, no que toca à distribuição das sementes pelos oito poços. Neste jogo, os Humanos devem ser capazes de suplantar qualquer computador programado para jogar este jogo.

Regras

PasdeDeuxini

Posição Inicial

O jogo tem as mesmas regras que o jogo de Oware (versão Abapa) excepção feita a estas pequenas mudanças:

  • Inicialmente há seis sementes em cada poço e o jogo necessita de um tabuleiro um pouco maior (2x8) do que o tabuleiro de Oware.
  • Um turno pode consistir em um ou dois movimentos dependendo da escolha do jogador. Um movimento duplo é designado por "pas de deux".
  • O último movimento de um turno, não pode capturar todas as sementes do adversário.
  • Se um jogador ficar sem sementes à sua esquerda, ele deve ser “alimentado” (o mais tardar) na última jogada do turno.

Técnicas

Uma boa técnica é alimentar o seu adversário na primeira parte e, de seguida, capturar essas sementes na segunda parte.

Exemplo

Pasdd1

O Sul pode capturar duas sementes por jogar "pas de deux". No primeiro movimento, o jogador esvaziou o poço assinalado.

Pasdd2

O jogador começa por semear as duas sementes e alimentar o seu adversário.

Pasdd3

Mas depois ele captura as duas sementes.

Referências

Gering, R.
Spiced-up Oware: Pas de Deux. 15 de Junho de 2004.
Gering, R.
Pas de Deux: Recent Improvements. 25 de Julho de 2004.
Gering, R.
Pas de Deux Reviewed. 16 de Julho de 2007.

Copyright / Licença

O texto desta página está sob a CC by-sa 2.5 licença.
© Miceu Tavares