FANDOM

Ouri → Inglês.

Ouri são as sementes cinzentas esverdeadas da Ourinzeira (Caesalpinia bonduc) e e outras espécies afins, como as sementes acastanhadas (Caesalpinia major) e as Msolo (Caesalpinia cristata). Elas são as sementes mais populares empregues para jogar os jogos de mancala em África e nas Caraíbas. O arbusto que produz estas sementes chama-se "Gray Nickernut" ou "Gray Nicker Bean" em Inglês, "Molukkenbohne" em Alemão, "canique gris" em Francês, "komwe" em Suaíli, "matojo de Playa" em Espanhol e ourinzeira (Cabo Verde) ou junquirirana (Brasil) em Português.

Em Barbados, as sementes são conhecidas por "horse nickers". Etimologicamente popular parece que o seu nome deriva de "arse nickals" porque as suas sementes contêm algum arsénico na sua constituição.

As sementes cinzentas esverdeadas são usadas para jogar Oware no Gana, as sementes acastanhadas são usadas para jogar Warri, em Antiqua e as sementes cinzentas para jogar Bao em Zanzibar.

Hoje, a planta encontra-se estabelecida em quase todos os países da costa tropical incluindo o Guam, Havai, Flórida, Caraíbas e África.

As sementes nascem em número de duas por vagem, protegidas por espinhos. De facto a arbusto (em Antiqua conhecido por a árvore de Warri) é completamente coberto por espinhos unciformes.

O género Caesalpinia pertence à família das Fabaceae (anteriormente Leguminosae) e a Caesalpinioideae pertence à subfamília. O género Caesalpinia é controverso em relação ao tamanho das suas sementes (de 70 a 165 espécies de acordo com a opinião de diferentes autores).

Imagens

A Consultar

As sementes para jogar os jogos de mancala

Referências

Armstrong, W. P.
A Game Called Island Wari: A Board Game From The Caribbean Islands. Em: Wayne's Word 1997 (3); 6.
Francis, J. K. 
Caesalpinia bonduc (L.) Roxb.. International Institute of Tropical Forestry (IITF), Río Piedras (Porto Rico) 23 de Maio de 2003.
Iziko Museums. 
Biodiversity Explorer. 2004.

Copyright / Licenças

© Wikimanqala.
Ralf Gering e Víktor Bautista i Roca.
O texto desta página está sob a CC by-sa 2.5.