FANDOM


Ouri → Inglês.


Ouri
Primeira descrição: António
Carreira, 1947
Ciclos: Um
Filas: Duas
Sementeira: Voltas simples
Região: Cabo Verde

Ouri é uma variante muito parecida com Oware, disputada em Cabo Verde e por imigrantes Cabo-verdianos estabelecidos em Angola, Portugal e nos Estados Unidos da América.

As regras do jogo Ouri variam ligeiramente de ilha para ilha. As regras que seguidamente apresentamos (cedidas por Miceu Tavares) são utilizadas nos torneios inter-escolares, com um número superior de 1,200 participantes, em Portugal.

Regras

Ouri2

Torneio de Ouri, na Covilhã (Portugal) 13 de Março de 2009

As regras são semelhantes às regras do jogo de Oware.

A diferença reside em que:

  • Uma única semente só pode ser movida, se o jogador só possuir uma só semente em todas as suas cavidades.
  • O Grand Slam (um movimento que captura todas as sementes do adversário, de uma só vez) é permitido. Após este movimento, o jogador deve fazer uma jogada de modo a alimentar o seu adversário.

Ouri na América

“Eu costumava observá-los a jogar quando ainda era criança. Eles utilizavam sementes. Lembro-me de observar este homem quando era ainda uma menina. Ele era oriundo da ilha da Praia. Ele trouxe consigo o jogo para esta casa porque sempre que estava pronto para ir para casa, ele colocava o tabuleiro debaixo do braço. Eu gostava de brincar com as pequenas sementes mas apanhei uma palmada na mão. Finalmente aprendi a jogar, observando."

Entrevista a Júlia Cabral, 16 de Outubro de 1985

A Consultar

Ligações Externas

Referências

Carreira, A.
Mandingas da Guiné Portuguesa: Publicação comemorativa do V centenário da descoberta da Guiné. Centro de Estudos da Guiné Portuguesa, Lisboa (Portugal) 1947, 216.
DeAraujo, C. G.
Bean Counters: Cape Verdean Game Requires Logic, Math. Em: The Standard-Times 31 de Janeiro de 1999.
Fraga, A. & Santos, T.
Ouri, um jogo mancala. Em: Educação e Matemática. 2004; 76 (1): 9-11.
Graça, A.
Jogo de Oril: Regras, estratégias e teorias. Edição da ONDS (Organização Nacional da Diáspora Solidária), Mindelo (Cabo Verde) 1998.
Halter, M.
Between Race and Ethnicity: Cape Verdean American Immigrants, 1860-1965. University of Illlinois Press, Chicago IL (EUA) 1993, 154.
Miranda, N. de.
Compreensão de Cabo Verde. Junta de Investigações do Ultramar, Lisboa (Portugal) 1963, 48.
Nogueira, G.
Ouril: Douze boca quarenta e oit dent. No: Novo Jornal Cabo Verde 1994; ano 1, n° 96: 8.
Santos Silva, E.
O Ouri: Um jogo caboverdiano e a sua prática em Portugal. Associação de Professores de Matemática, Lisboa (Portugal) 1994.

Copyright / Licença

O texto desta página está sob a CC by-sa 2.5 licença.
© Miceu Tavares

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.