Fandom

Mancala World

Myra (português)

911pages on
this wiki
Add New Page
Talk1 Share

Myra → Alemão, Inglês.

Myra
Inventor: Michael Winkel-
mann, 1955
Filas: Seis (hexágono)
Sementeira: Voltas únicas
Região: Áustria

Myra (Sueco: "formiga") um jogo desenhado, em 1995, por Michael Winkelmann, um professor de matemática austríaco e inventor de jogos, quando ainda tinha apenas 10 anos de idade. Foi o seu primeiro jogo. Michael não gostava de algumas características do Xadrez, por exemplo, como a força se encontra distribuída de forma diferente pelas demais peças, a impossibilidade de capturar o Rei e o facto ser um jogo confinado a dois jogadores. Myra é um invulgar jogo de sementeira bidimensional, que pode ser jogado por duas ou três pessoas. Este jogo é recomendado para 8 anos de idade ou mais e tem de duração cerca de 20 – 40 minutos. Myra é um jogo cheio de desafios também adequado para adultos como poderá comprovar em mindsport. Se for jogado com peças especiais (cubos, prismas, triângulos, esferas e assim por diante) é um jogo que poderá ser praticado por cegos também.

O Jogo:

Myra

Myra

O tabuleiro de jogo é constituído por 91 cavidades, que estão dispostas de forma hexagonal, tendo de cada lado, seis cavidades.

Cada jogador recebe uma grande esfera, a Rainha ("Königin"), 25 esferas pequenas, os soldados ("Soldaten") e ainda uma reserva de outras 25 pequenas. Vários soldados na mesma cavidade é designada por tropa ("Trupp"). A Rainha está sempre sozinha na sua cavidade e uma tropa pode ter cinco soldados, no máximo. A posição inicial, para dois jogadores, é cada um colocar-se em cantos opostos; para três jogadores deverão ocupar três cantos, alternadamente, canto sim, canto não. O número exacto de esferas, por cavidade, é mostrado na figura acima.

Se o jogo é iniciado por dois jogadores, este termina quando a Rainha do adversário é capturada. Se o jogo for iniciado por três jogadores, quem primeiro capturar uma das Rainhas adversárias, fica com os soldados e as tropas, que ainda estejam no tabuleiro. Então deste modo reforçado, ele pode lutar contra as restantes peças do seu adversário.

Regras:

Existem seis tipos de movimentos:

1) Movimentos:

A Rainha e os soldados só podem deslocar-se para uma cavidade adjacente. Uma cavidade que contém uma tropa (isto é, vários soldados (pequenas esferas numa cavidade) desloca-se começando por retirar todas as esferas dessa cavidade e colocá-las de novo noutra cavidade, cuja distância é igual ao número de soldados deslocados. O caminho pode ser encurtado em relação à distância máxima, não é preciso seguir a direito mas não é permitido saltar por cima de soldados ou tropas sejam elas, amigas ou inimigas. Se o objectivo for uma cavidade já ocupada por uma tropa adversária, não importa o quão grande é (excepção: a fortaleza ("Festung"), ver abaixo), então esta tropa é capturada. A Rainha também pode ser capturada. As esferas capturadas são removidas do tabuleiro.

Se existirem cinco esferas numa cavidade (tamanho máximo = uma fortaleza ("Festung")), então estas esferas não podem ser movidas juntas, mas podem ser "desconstruídas" ou "abketten" (ver abaixo) e, além disso, estas esferas ficam imunes à captura!

2) Construindo:

Se uma tropa se movimenta em direcção a outra tropa, a sua força de tropa, aumenta. No entanto, convém ter em mente que uma cavidade não pode ter mais do que cinco esferas e que a Rainha deve estar sempre sozinha na sua cavidade.

3) Desconstruindo:

Se apenas uma porção do conteúdo da cavidade é retirada, esta tropa reduzida só pode ser deslocada mediante o número de soldados (ou menos), ao fazê-lo não lhe é permitido capturar.

4) Encadeamento:

Se existe uma cadeia contínua de uma uma única esfera (todas elas soldados) em cavidades adjacentes, estas podem ser “encadeadas”, começando por recolher todas as esferas adjacentes (a partir de um soldado) e colocá-las na última cavidade.

A Rainha não pode ser encadeada.

5) Não encadeamento:

A tropa ou uma fortaleza podem ser “não encadeadas” começando por colocar um soldado, um por um, dentro de uma cavidade adjacente vazia até que a original força da tropa esteja exausta. Depois disto, há uma continua “cadeia” de soldados. Não é possível a sua captura, enquanto for uma tropa ou fortaleza não encadeada.

6) Producão:

Em vez de fazer um dos movimentos descritos acima, um jogador pode fazer entrar um novo soldado dentro do jogo começando por colocar uma pequena esfera, da reserva, dentro de uma cavidade vazia adjacente à da Rainha.

Ligações Externas

Copyright / Licença

Adaptado a partir do artigo “Myra” do Spielwiki http://unknowns.de/wiki/index.php?title=Myra, sob a GNU Free Documentation License na versão alemã. A lista de autores está disponível Spielwiki nesta página.