FANDOM


Murus Gallicus → Inglês.


Murus Gallicus
Inventor: Phil Leduc,
2009
Filas: Sete por oito
Sementeira: Voltas
simples
Região: EUA, Internet

Murus Gallicus (do latim e que significa: "Muros Gauleses") foi inventado em 2009, pelo norte-americano Phil Leduc. O nome deste jogo tem origem nas impenetráveis muralhas de pedra que os jogadores criam durante o jogo e que são uma reminiscência daquelas grandiosas muralhas construídas pelos Gauleses contra os Romanos, então agressores na Guerra das Gálias.

Murus Gallicus é um jogo de sementeira bidimensional. O jogo foi implementado para ser jogado online no ig Game Center, a 23 de Setembro de 2009.


Mas esta é, geralmente, o aspecto de todas as muralhas Gaulesas. Compridas vigas, longitudinalmente ligadas, com dois metros de distância, uma das outras, em intervalos iguais, eram colocadas, em conjunto, no terreno, entalhadas no interior e cobertas com muita terra. Mas, os intervalos que nós mencionámos, são fechados na frente por grandes pedras. Estes eram, então sulcados e cimentados em conjunto; uma outra fileira era adicionada por cima, de tal forma, que o mesmo intervalo podia ser observado, de maneira, que as vigas não possam tocar umas nas outras mas, espaços idênticos intervêm e cada fileira de vigas é mantida firmemente, no seu lugar, por uma fileira de pedras. Desta forma, toda a parede da muralha é consolidada, até a altura regular desta ser atingida. (…) esta muralha possui as maiores vantagens, no que diz respeito à sua utilidade e defesa das cidades; pois a pedra protege do fogo e a madeira do ariete, uma vez que [a madeira] se for entalhada no interior com fileiras de vigas, geralmente com 40 metros de comprimento cada uma, não poderá ser dilacerada nem quebrada.

Julius Caesar (Commentarii de Bello Gallico, 52/51 BC)

Regras

Murus gallicus IGGC

Posição Inicial (ig Game Center)

Murus Gallicus é jogado num tabuleiro de 7 x 8. Existem dois jogadores: Claros (Romanos) e os Escuros (Gauleses). No início do jogo, cada jogador possui 16 pedras da sua respectiva cor, que são colocadas como “torres”, no tabuleiro, ao longo dos 8 quadrados da fila inicial do jogador.

Uma “torre” consiste em duas pedras empilhadas, da mesma cor enquanto uma única pedra é designada de “muralha”. As pedras Brancas iniciam o jogo.

No seu turno, cada jogador movimenta uma torre. As muralhas não se movem.

Existem dois tipos de movimentos que o jogador pode fazer:

  • Um jogador pode semear uma das suas torres em qualquer direcção, em linha recta, ortogonal ou diagonalmente. As pedras que formam uma “torre” são distribuídas, uma a uma, começando no quadrado adjacente. Cada quadrado de destino deverá estar vazio ou ocupado por uma “muralha” amistosa (da mesma cor).
  • O jogador pode capturar uma muralha inimiga, que esteja adjacente a uma das suas torres, sacrificando, para isso, uma das suas pedras. De seguida, ambas as pedras são removidas do tabuleiro. A captura não é obrigatória.

O jogador que primeiro chegar à linha inicial do adversário, com uma das suas pedras, vencerá o jogo. Murus Gallicus é também vencido pelo jogador que deixe o seu adversário sem movimentos válidos (situação de “impasse”).

Empates não são conhecidos.

Variantes

O autor do jogo sugere várias variantes.

Regra do Equilíbrio

No seu primeiro turno, os Romanos seleccionavam uma das suas torres e distribuíam as suas pedras, conhecidas por muralhas, por qualquer lugar, da sua segunda linha. De seguida, os Gauleses, decidiam se queriam mudar de lado ou se preferiam prosseguir como estavam. Depois, os Gauleses fazem o mesmo especial movimento, no seu primeiro turno, como os Romanos.

Fuga

O objectivo do jogo é reduzido ao empate do adversário.

Fuga com múltiplos jogadores

A variante de Fuga pode ser jogada por quatro jogadores, num tabuleiro quadrado, como por exemplo, num tabuleiro de Xadrez. Os quadrados dos cantos são deixados vazios, durante a colocação inicial, das pedras. Se um jogador for eliminado, as suas pedras permanecerão no tabuleiro. Tabuleiros hexagonais podem ser utilizados para os jogos com três jogadores.

Estatísticas

Nota:

Os dados estatísticos são muito preliminares e, provavelmente, irão sofrer alterações, num futuro.

Equilíbrio do Jogo

  • Primeiro Jogador vence: 41%
  • Segundo Jogador vence: 59%

Condições para a Vitória

  • Ruptura das linhas inimigas: 82%
  • Imobilização: 18%

Comprimento do Jogo

  • Duração média de um Jogo: 39 movimentos
  • O Jogo mais curto: 20 movimentos
  • O Jogo mais longo: 58 movimentos

Ligações Externas

Copyright /Licença

© Ralf Gering
Sob a licença CC by-sa 2.5 license.

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.