FANDOM

MiniMancala → Inglês.

MiniMancala
Inventor: Christian Freeling,
2001
Filas: Duas
Sementeira: Voltas simples
Região: Países Baixos

MiniMancala , um jogo que foi inventado em 2001 por Christian Freeling. É um dos mais pequenos jogos de mancala de que se tem conhecimento, embora Nano-Wari seja menor e o Micro-Wari (embora jogado num tabuleiro com as mesmas dimensões) tem menos sementes. Freeling chama-lhe "o menor e quase sem igual jogo de mancala". MiniMancala foi resolvido pelo inventor e depois implementado por Ed van Zon, através de duas aplicações Java conhecidas por Lite-8 e MiniMancala. Com os movimentos perfeitos, o jogo termina em empate.

Em 2005, MiniMancala foi escolhido para um projecto que providenciou uma base e software racional para os jogos de origem Africana, para telemóveis. As suas regras foram ligeiramente modificadas (isto é, com a adição de mais duas cavidades) e o novo jogo formado é conhecido por Henney’s Mancala.

Regras

O tabuleiro é composto por duas filas com duas cavidades em cada uma delas. O jogador controla a fila que se encontra mais próxima de si. Inicialmente, cada cavidade contém duas sementes.

Minimancalaini

Posição Inicial

No seu turno, um jogador retira o conteúdo de uma das suas cavidades e, uma a uma, em sentido anti-horário, distribui as sementes pelas cavidades seguintes.

Não é possível capturar.

Se um jogador encontra as suas duas cavidades vazias, no início do seu turno então, ele perdeu o jogo. O outro jogador é declarado vencedor.

Ligações Externas

Referências

Agbinya, J. I. & Henney, A. J.
Board Games of African Origin on Mobile Phones. Na: 2nd International Conference on Mobile Technology, Applications and Systems, 2005 15-17 de Novembro de 2005, 1-8.

Copyright / Licença

© Wikimanqala.
Ralf Gering
O texto desta página está sob a licença CC by-sa 2.5 license.