FANDOM


Manji → Inglês.


Manji
Inventor: Ralf Gering,
2007
Filas: Duas
Sementeira: Voltas múltiplas
Região: Alemanha

Manji (expressão japonesa para: (literalmente) "o carácter de eternidade" 萬字), um jogo de mancala, que foi inventado a 9 de Dezembro de 2007, por Ralf Gering. Ralf é “major” em Estudos Religiosos, e vive em Hain, Alemanha. O jogo é jogado em 25 poços que formam a suástica (do Sânscrito "svástika" = sorte / objecto auspicioso). No Budismo, a suástica orientada para a esquerda (em Japonês significa: "omote manji" 表卍) representa o amor e a misericórdia enquanto a suástica orientada para a direita ("ura manji" 裏卍) representa a força e a inteligência (a pureza do diamante reina). Manji pode ser jogado empregando ambas as suásticas. O maior dos eixos possui sete poços, o jogo pode ser iniciado com sete movimentos diferentes (simetricamente tidos em conta) e os jogadores precisam de um total de 77 pedras para jogar este jogo. Sete é o número de ascensão e para ascender ao mais alto; para atingir o centro. Os sete passos de Buda simbolizam a ascensão dos sete estágios cósmicos, transcendendo o tempo e o espaço. A prasada de sete andares de Borobudur é uma montanha sagrada e axis mundi, culminando no transcendente Norte, atingindo a reino de Buda. O tabuleiro de Manji também possui um poço mais largo, no centro, apelidado de “Campo de Buda” ("Buddhaksetra"), a Terra Pura produzida pelos méritos de Buda. Manji foi projectado, exactamente, sete anos após a inauguração da Universidade do Mundo Budista, em Banguecoque. O jogo é dedicado a Amitabha Buda da Escola da Terra Pura.


Regras

Inicialmente, cada poço contém três pedras, à excepção do Campo de Buda, que possui cinco pedras.

O jogo é disputado por duas pessoas. Cada jogador controla dois raios opostos entre si ou 12 poços. O Campo de Buda pertence a ambos os jogadores (ou melhor: a nenhum jogador).

Manji

Omote Manji

No seu turno, o jogador distribui o conteúdo de um dos seus poços, uma a uma, nos poços seguintes, sempre se movendo em direcção ao Campo de Buda, no início. Isto representa a recitação de Nembutsu, "Namo Amitabha Buddha", que significa: "Eu confio no Buda de Imensurável Luz e Vida Eterna".

O jogador pode também semear o conteúdo do Campo de Buda em qualquer direcção, ao longo dos seus raios. Isto simboliza a graça que emana de Amitabha.

Se a última pedra cai numa cavidade ocupada, o seu conteúdo é distribuído numa outra volta.

Se o jogador atinge a extremidade de um dos seus raios, ele continua a sementeira na direcção oposta (como acontece no jogo 55Stones).

O movimento termina quando a última pedra cai num poço vazio.

Se a última pedra cair num poço vazio, o jogador captura o conteúdo (se houver) do poço correspondente do outro jogador. A sua pedra não é capturada.

Manjicap

Os Raios e os Poços Correspondentes

As pedras capturadas são removidas do tabuleiro. Nada pode ser capturado no Campo de Buda.

O jogo termina quando o jogador não pode mover-se.

As pedras que ainda estejam no tabuleiro são conquistadas pelo jogador que fez o último movimento.

O jogador que capturou mais pedras é o vencedor. Empates não são possíveis

Estratégia

O Campo de Buda é um importante centro estratégico. Para a maioria dos jogos, é uma desvantagem iniciar o turno ou uma volta a partir o Campo de Buda, como se esta forma permitisse ao outro jogador, oportunidade para capturar mais pedras. Portanto as pedras, lentamente, vão sendo acumuladas no Campo de Buda.

Perto do final, no entanto, é bom jogar o Campo de Buda porque a maioria das suas pedras serão ganhas pelo jogador que fez o último movimento.

Comportamento Geral

Os jogadores devem se comportar de forma respeitosa, honrando o que há de Divino em cada um deles.

Assim sendo, é suposto que ambos os jogadores se cumprimentem de forma adequada, por exemplo, empregando a forma namaste (do Sânscrito: "eu me curvo perante vós") ou "mushin gassho", antes do início do jogo.

Ligações Externas

Copyright / Licença

Adaptado do artigo da Wikinfo, "Manji" http://www.wikinfo.org/index.php/Manji, utilizado sob a GNU Free Documentation License.

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.