Wikia

Mancala World

Limite de Tempo de Jogo em Mancala

Talk1
862pages on
this wiki

Limite de Tempo de Jogo em Mancala → Alemão, Inglês.

Muitos dos jogos de mancala são tradicionalmente jogados sem os relógios de jogo ou outras formas de limitar o tempo. A forma de jogar é, por norma, muito rápida em África, Ásia ou nas Caraíbas e, muitas vezes, assemelha-se aos jogos Blitz no que diz respeito ao Xadrez e às Damas.

Oware foi jogado com controlo relógios de jogo, no torneio de NonSoloGo", em Itália. Em 2004, cada jogador possuía 15 minutos e 30 segundos byoyomi, um termo Japonês emprestado do jogo Go, que significa que os participantes tinham 30 segundos por movimento, se fossem para além do tempo estipulado. Com o incremento da internet, surgiram cada vez mais sítios onde se pode jogar Oware e outros jogos de mancala, como Kalah, Bao, Afrika, 55Stones, Diffusion ou Zig Zag, seja séries de turnos ou em tempo real. Em PlayOK, um sítio fundado na Polónia, com jogos online, cada jogador de Oware tem geralmente um total de 5 minutos para fazer os seus movimentos.

Kazakistan

O relógio de jogo utilizado num torneio de Toguz Kumalak, no Cazaquistão

Toguz Kumalak é um jogo excepção onde os relógios de jogo são utilizados em todos os torneios mais importantes. Esta situação tem provavelmente origem na forte influência que o Xadrez exerceu durante a ocupação soviética, no Cazaquistão e no Quirquistão. Os jogadores mais conceituados têm, nos torneios mais importantes, mais de três horas para realizarem os seus movimentos. Isto reflecte a exigência deste jogo e a alta qualidade das suas competições. Hoje em dia, os relógios de jogo são utilizados quando os Cazaques jogam outros jogos de mancala, tais como Bohnenspiel e Omweso.

Até ao início do século XX, o jogo Omweso costumava ser um jogo bastante longo, no Uganda. Em torneios modernos, porém, os jogadores dispõem somente três segundos para pensarem, durante o seu turno. O árbitro conta omu, ebiri, e, se o jogador não inicia o seu movimento então, o outro jogador pode “roubar-lhe” a vez. Limites de tempo impostos pelos relógios de jogo podem tornar o jogo mais difícil para os jogadores mas mais interessante para os espectadores.

A Consultar

Condi Mancala, uma variante divertida, que combina o exercício físico com a actividade de se estar a jogar mancala.

Copyright / Licença

Texto adaptado tendo por base o artigo da Wikinfo, "Time-limited Mancala" http://www.wikinfo.org/index.php/Time-limited_Mancala, usado sob a licença GNU Free Documentation License.

Around Wikia's network

Random Wiki