Wikia

Mancala World

Kpo (português)

Talk1
861pages on
this wiki

Kpo → Inglês.

Kpo
Outras Designações: Poo
Primeira descrição: Stewart
Culin, 1894
Ciclos: Um
Filas: Duas
Sementeira: Voltas simples
Região: Libéria

Kpo é uma variante de Oware, de Vei, na Libéria. Foi primeiramente descrito por Stewart Culin, em 1894, que aprendeu este jogo através do Príncipe Momolu Massaquoi, filho do Rei da tribo Vei. Os Golah jogam um jogo de mancala parecido, a eles apelidam de Kboo ou Boo (descrito por Collins, em 1910). Este último jogo é, no entanto, muito semelhante ao jogo Oware.

A maioria das pessoas da tribo jogam Kpo em grandes tabuleiros de madeira, enquanto os chefes dispõem de tabuleiros muito valiosos feitos com marfim e ornamentados com ouro. Alguns desses tabuleiros valem 20 escravos. As pedras do jogo ("kpo kunje") conhecidos por feijões do mar (Mucuna espécies), que crescem nas vinhas ou então bolas de marfim.

Regras

Kpo pode ser disputado por duas, três ou quatro pessoas. O tabuleiro tem duas filas e cada uma delas possui seis cavidades ("kpo sing" ou "kpo kungo").

Kpo1

Posição Inicial (para dois jogadores)

Se o jogo for disputado por dois jogadores, cada jogador possui a sua própria fila do seu lado do tabuleiro. Se o jogo for disputado por três jogadores, o tabuleiro é dividido transversalmente em três partes. Se for disputado por quatro jogadores, cada jogador possui três cavidades de um dos lados do tabuleiro.

Kpo2

Posição Inicial (para três jogadores)

Inicialmente, cada cavidade contém quatro pedras de jogo, quando se trata de um jogo disputado apenas, por dois jogadores mas existirão somente três pedras, nas cavidades, em jogos disputados por três ou quatro jogadores.

A sementeira faz-se numa única volta. As pedras são semeadas no sentido anti-horário, quando existem apenas dois jogadores. As pedras do jogo podem ser semeadas em qualquer direcção, se o jogo for disputado por três ou quatro jogadores.

Kpo3

Posição Inicial (para quatro jogadores)

Se a última pedra cair numa cavidade que contenha uma ou duas pedras, transformando essas cavidades com duas ou três pedras, respectivamente, essas pedras estão "mortos" ("fá").

A descrição de Culin's carece de clareza, pelo que é transcrita a sua citação na íntegra:

" (...) mas quando três ou quatro jogadores disputam o jogo, quando um deles finaliza o seu movimento com duas ou três pedras numa cavidade, esse jogador toma-as, na cavidade seguinte. Quando um homem pega numa pedra numa cavidade a seguir à sua, ele utiliza os seus dedos para espremer as pedras, na sua mão, uma acção designada por "apertar" (boti), mas isto só poderá ser feito quando uma das pedras se encontra numa das cavidades do jogador e uma ou duas outras, nas cavidades do adversário."

Ligações Externas

Referências

Collins, G. N.
Kboo: A Liberian Game. Em: The National Geographic Magazine 1910; 83 (11): 944-948.
Culin, S. 
Mancala: The National Game of Africa. Em: Report of the National Museum 1894, 597-611.

Copyright / Licença

© Ralf Gering
Sob a licença CC by-sa 2.5 license.

Advertisement | Your ad here

Around Wikia's network

Random Wiki