Fandom

Mancala World

Kiela (português)

911pages on
this wiki
Add New Page
Talk0 Share

Kiela → Inglês, Italiano.


Kiela
Primeira descrição: Dr. Max
Buchner, 1887
Ciclos: Dois
Filas: Quatro
Sementeira: Voltas múltiplas
Região: Angola

Kiela é um jogo de mancala disputado por Kimbundu, um povo de tradição oral, no norte de Angola, perto de Grandes Lagos e Alto Zambeze. O nome deste jogo significa "quebra-cabeças" ou "jogo de raciocínio."

O jogo tem um importante papel na literatura oral e é conhecido por ser um jogo de paz porque "este jogo pode transformar os inimigos, em amigos ". A 5 de Janeiro de 1999, o Governo de Angola instituiu o "Prémio Kiela", um Torneio que agora oferece prémios até 1,500 US$, para o vencedor. O jogo é patrocinado pelo Ministério da Cultura de Angola e pelo Governador da Província, Aníbal Rocha. Bernardo Francisco Campos escreveu o livro Kiela, em 1998 (publicado em Português, Inglês e Francês) e, uma vez, até manteve um site Angolano (kiela-game.com) dedicado a este jogo. Bernardo também escreveu um programa freeware e registou o jogo em 18 países, entre os quais se destacam a África do Sul (2001), a União Europeia (?) e os EUA (2004)

Regras

Kiela é disputado num tabuleiro formado por quatro filas com dez cavidades, por cada fila. Cada jogador controla as duas filas do seu lado do tabuleiro.

A posição inicial depende da experiência e do potencial dos jogadores:

  • Os jogadores iniciantes começam com uma semente em cada cavidade, da fila externa e com uma pedra, em cada um das quatro cavidades, para a direita da fila interior, do lado do jogador.

Kiela1

Posição Inicial para Jogadores Iniciantes

  • Jogadores experientes começam com duas sementes, por cavidade e utilizam as mesmas cavidades, conforme foi acima mencionado.

Kiela2

Posição Inicial para Jogadores Experientes

  • Os jogadores experientes podem, no seu primeiro movimento, reorganizar as pedras do seu lado.

Kiela3

Uma possível posição após um movimento de um jogador Experiente

No seu turno, o jogador retira o conteúdo de uma das suas cavidades, que contenha duas ou mais sementes, e semeia-as, uma a uma, em sentido anti-horário, pelas cavidades subsequentes, do seu lado do tabuleiro.

Se a última pedra cair numa cavidade vazia, o seu turno termina.

Se a última pedra cair numa cavidade ocupada, todas essas pedras (a última recém chegada mais as pedras já existentes na cavidade) são retiradas e semeadas em uma nova volta

  • Se a cavidade ocupada estiver na fila interior e se a cavidade oposta do adversário estiver ocupada, as pedras desta cavidade são capturadas e o jogador continua a semear, com essas pedras capturadas, a partir da cavidade seguinte àquela que lhe permitiu a captura das pedras.
  • Se a cavidade externa do adversário estiver também ocupada, o jogador captura também essas pedras e, em seguida, semeia as pedras a partir de ambas as cavidades do adversário.

Quando um jogador não consegue fazer um movimento (ou seja, todas as cavidades estão vazias ou contêm uma única pedra) é sinal de que perdeu o jogo.

Regras especiais para os jogadores iniciantes:

  • Aos jogadores iniciantes é permitido mover as cavidades com uma única pedra.
  • Um jogador perde o jogo, somente, se todas as suas cavidades ficarem vazias.

Citação

A filosofia subjacente ao Kiela é a favor da paz. Os conflitos e os desacordos devem dar lugar à inteligência, à tolerância mútua, ao bom senso e ao respeito pela vida humana.
-Fernando Faria de Oliveira

Ligações Externas

Referências

Buchner, M.
Das Kiella-Spiel der Neger. In: Globus: Illustrierte Zeitschrift für Länder- und Völkerkunde 1887; 51 (1): 8.
Campos, B. F. 
Kiela: Um Jogo de Origem Africana. Livraria Bertrand, Lisboa (Portugal) & Livraria Lello, Luanda (Angola) 1998.
Campos, B. F. 
Game Board (US Patent D. 484,919). United States Patent and Trademark Office, Washington DC (EUA) 2002.


Copyright / Licença

© Wikimanqala.
Víktor Bautista i Roca.
Sob o CC by-sa 2.5.

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.