FANDOM


John Conway → Alemão, Castelhano, Francês, Inglês, Italiano, Polaco.


JohnHortonConway

John Horton Conway

John Horton Conway (nascido em 26 de Dezembro de 1937 em Liverpool, Inglaterra) é um matemático ativo na teoria dos grupos finitos, teoria dos nós, teoria dos números, teoria combinatória dos jogos e teoria de códigos.

Entres os matemáticos amadores, ele é mais bem conhecido por sua teoria combinatória dos jogos e pela invenção do Jogo da vida. Ele é também um dos inventores do sprouts, assim como o futebol dos filósofos, e ele desenvolveu análises detalhadas de muitos jogos e quebra-cabeças, tais como o Cubo soma. Ele criou o ainda não resolvido Problema do anjo.

Ele inventou um novo sistema de numeração, os números surreais, que são intimamente relacionados com algunso jogos e foram o tema de um romance matemático de Donald Knuth. Ele também inventou uma nomeclatura para número excessivamente grandes, a Conway chained arrow notation.

Junto com Michael Guy, ele estabeleceu que existem 64 policloros uniformes convexos não prismáticos no meio dos anos 60.

Ele trabalhou na classificação de grupos simples finitos e descobriu os grupos de Conway.

Para o cálculo do dia da semana, ele inventou o algoritmo Doomsday.

Em 2004, Conway e Simon Kochen, outro matemático de Princeton, provaram o Teorema do Livre Arbítrio, uma versão primária do princípio de nenhuma variável oculta da Mecânica Quântica. Ele afirma que dadas certas condições (que a maioria dos físicos consideram verdadeiras), se um pesquisador pode decidir livremente quais quantias medir em um experimento particular, então as partículas elementares devem ser livres para escolher seus spins para tornar as medidas consistentes com a lei física. Ou, como diz Conway: "se os pesquisadores tiverem livre arbítrio, o mesmo terão as partículas elementares."

Conway é atualmente professor de matemática na Universidade de Princeton. Ele estudou na Universidade de Cambridge. Em 1981 ele foi eleito membro da Royal Society.

Ele (co-)escreveu uma séria de livros incluindo o Atlas of Finite Groups (Atlas dos Grupo Finitos), Sphere Packings, Lattices and Groups, The Sensual (Quadratic) Form (A Sensual forma (Quadrática)), On Numbers and Games, Winning Ways for your Mathematical Games The Book of Numbers (O Livro dos Números), e On Quaternions and Octonions(Sobre Quaternons e Octanons).

Referências externas

  • Biografia por O'Connor e Robertson
  • Mark Alpert, "Not Just Fun and Games", Scientific American Abril de 1999. versão on-line
  • Jasvir Nagra, "Conway's Proof Of The Free Will Theorem" [1]

Copyright / Licença

O texto desta página está sob a GNU Free Documentation License.
Origem, http://pt.wikipedia.org/wiki/John_Conway.

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.