FANDOM


Dracala → Alemão, Inglês.


Dracala
Inventor: Ralf Gering, 2010
Variant de Kalah
Filas: Duas
Sementeira: Voltas simples
Região: Alemanha

Dracala, jogando com a palavra de Drácula surge este jogo inventado por Ralf Gering, em Hain (Alemanha), a 6 de Novembro de 2010. O seu nome foi inspirado por Christian Freeling, que sugeriu "Draucala", porque o jogo é uma variante de Kalah (também conhecido como "Mancala" nos EUA), e que apresenta elementos característicos das Damas Suicidas. O primeiro jogo-teste foi disputado com Miceu Tavares, no igGameCenter.

Segundo o autor, Dracala é um jogo rápido e bastante superficial, que foi concebido só para simples entretimento.

Regras

Dracala é jogado com as mesmas regras de Kalah exceptuando as seguintes alterações:

  • A captura é obrigatória. Movimentos em que não se verifique captura só são permitidos, se nada existir para ser capturado. A captura pode ser feita através do acto de semear para dentro do armazém do próprio jogador ou por oposição. No final do jogo, o jogador que realiza o último movimento, captura todas as sementes do adversário.
  • Se houver mais de um movimento de captura, o jogador deve optar pelo movimento que lhe permita fazer mais capturas. Esta regra deve ser aplicada separadamente para cada movimento (designada por "step" – etapa - em Dracala) realizado durante um turno.
  • Se existirem várias etapas, onde se capture o mesmo número de sementes, o jogador deve optar pela cavidade, que dê origem a um movimento de bónus ("etapa de bónus") excepto no primeiro movimento do jogo.
  • Se existirem várias etapas, que possam dar origem a etapas de bónus, o jogador deve, em primeiro lugar, semear a partir da cavidade mais à direita.
  • O jogo surte mais efeito se for disputado com seis sementes por cavidade. O jogador que capturar maior número de sementes, perde o jogo. Sendo assim, se o jogo for disputado com 72 sementes, o jogador perde, quando tiver capturado 37 sementes.

Exemplo de um Jogo

Miceu Tavares (Portugal) - Ralf Gering (Alemanha)

TO primeiro jogo de Dracala alguma vez disputado. Miceu Tavares iniciou.

  1. 1-6 (-2)....5 (-1)
  2. 5 (-1).......2 (-1)
  3. 6-2 (-2)....5-3 (-2)
  4. 5-3 (-2).....6 (-7)
  5. 5-6 (-2)....1 (-1)
  6. 4 (-7).......4-2 (-3)
  7. 3-6 (-2)....5 (-1)
  8. 6-1 (-6)....6 (-1)
  9. 4 (-1).......3 (-2)
  10. 6-3 (-3)....4-6-5-6-2 (-4)
  11. 5 (-3).......1
  12. 4 (-3).......3
  13. 6-2 (-2)....5-6-4 (-3)
  14. 1 (-2)

Tavares perde por 38 : 26 pontos.


Copyright/Licença

O texto desta página está sob a CC by-sa 2.5 licença.
© Miceu Tavares

Ad blocker interference detected!


Wikia is a free-to-use site that makes money from advertising. We have a modified experience for viewers using ad blockers

Wikia is not accessible if you’ve made further modifications. Remove the custom ad blocker rule(s) and the page will load as expected.