Fandom

Mancala World

Conjunto unitário

908pages on
this wiki
Add New Page
Talk1 Share

Conjunto unitário → Inglês.

Um conjunto unitário (em inglês: "singleton") significa em jogos de mancala os poços que contêm uma única semente ou uma única pedra em cada cavidade.

Na maioria dos jogos de dois ciclos, um movimento não pode ter início a partir de um poço com uma singleton (uma única semente).

  • Se as capturas são removidas do tabuleiro, os conjuntos unitários podem ser movidas, se não existirem poços que contenham mais do que uma semente. Normalmente, as sementes só podem ser movimentadas se o poço seguinte estiver vazio.
  • Se as capturas são reintroduzidas no tabuleiro, os conjuntos unitários nunca podem ser movidas. Uma excepção a esta regra verifica-se no jogo Kisolo.

Em jogos, em que a primeira semente é colocada num poço esvaziado, um conjunto unitário é, geralmente, movida para o poço seguinte.

Em Cenne, um jogo de mancala Indiano, um movimento pode não ter início com un conjunto unitário que tenha sido depositada, nesse poço, no último turno.

Outros Usos

Em matemática, um conjunto unitário significa exactamente um conjunto com um único elemento. Por exemplo, o conjunto {0} é um conjunto unitário. Note-se que num conjunto como {{1,2,3}} é também um conjunto unitário: o único elemento é um conjunto (que em si mesmo não é, contudo, um conjunto unitário).

Referências Externas

Copyright / Licença

O texto desta página está sob a CC by-sa 2.5 licença.
© Miceu Tavares

Also on Fandom

Random Wiki