FANDOM

Congkak → Alemão, Inglês, Italiano.

Congkak
Outras designações: Congklak,
Main Congkak
Primeira Descriçao : Georg
Eberhard Rumpf, 1701
Ciclas: Um
Filas: Duas
Sementeira: Voltas múltiplas
Região: Brunei, Indoné-
sia, Malásia, Singapura

Congkak é a designação mais curta para Main Congkak (na Indonésia é também: Congklak; Indonésio para "búzio"). É um jogo de mancala mais popular na Malásia, Brunei, Singapura e Indonésia. É normalmente jogado por mulheres. Congkak foi mencionado, pela primeira vez, fora da Ásia, em 1701, pelo botânico alemão Georg Eberhard Rumpf.

Muitos torneios de Congkak são organizados para crianças, na Malásia, por exemplo, em Kuala Lumpur, Kuala Terengganu, Pekan e Seremban. Vários hotéis do sul do Bornéu, oferecem cursos de Congkak, aos turistas. Desde 2004, a Embaixada da Malásia e a Associação da Malásia, em França, financiam, todos os anos, um torneio de Congkak, para promover a cultura Malaia, pela Europa.

Congkak

Tabuleiro Congkak, Malásia

No Brunei, Congkak é igualmente jogado durante a noite, nas cerimónias reais, como o Istiadat Malam Berjaga-jaga, no palácio ou na residência nobre.

Congkak emprega um longo tabuleiro de jogo designado por papan congkak, que possui duas filas e cada uma pode compreender de cinco a nove poços para jogar. Estes poços são chamados de lubang kampung ("aldeia") ou de lubang anak ("criança"), na Malásia. Os tabuleiros mais difundidos contêm 2x7 poços para jogar. Possuem ainda, em cada extremidade do tabuleiro, uma cavidade maior, apelidada de lubang rumah ("casa") para as pedras do jogo que vão sendo capturadas. Cada jogador possui o depósito à sua esquerda.

Cada um dos pequenos poços, do tabuleiro, contém, no início do jogo, tantas pedras (normalmente búzios, conchas ou sementes de tamarindo chamadas anak-anak buah, na Malásia) quantos os pequenos poços que existam em cada uma das filas.

O objectivo do jogo é capturar o máximo de pedras.

Estabelecer comparação com outros Jogos

YosriCongkak1

Tabuleiro Tradicional de Congkak

Congkak é um jogo muito semelhante a outros jogos de Mancala jogados no Sul da Ásia, por exemplo,em Naranj (Maldivas), Dakon (Java), Sungka (Filipinas) e Chongka' (Marianas).

O jogo Congkak difere do Kalah por ser um jogo de voltas múltiplas. Mais diferenças podem ser ainda apontadas a Congkak, em relação ao Kalah; Congkak é jogado no sentido horário e o seu primeiro movimento é realizado em simultâneo.

Sungka embora possua uma identidade cultural diferente da Malaia, tem aspectos que se podem considerar muito idênticos.

Referências

Anónimos.
Congklak: Traditional Game of Indonesia. Expat Web Site Association, Jakarta (Indonésia) 1997-2006.
Culin, S.
Mancala: The National Game of Africa. No: Report of the National Museum (Philadelphia (EUA)) 1894, 597-611.
Hellier, M.
Notes on the Malay Game Jongkak. No: Journal of the Royal Asiatic Society (Straits Branch) 1907; 49: 93.
Lim, R.
Gateway to Asian Games. Asiapac Books Pte Ltd, Singapore 2006. ISBN 9812294457.
Overbeck, H.
New Notes on the Game of Chongkak. No: Journal of the Royal Asiatic Society (Straits Branch) 1915; 57: 8.
Skeat, W. W.
Malay Magic. Londres (Inglaterra) 1900, 485.
Wilkinson R. J.
Papers on Malay Subjects. Kuala Lumpur (Malásia) 1915, 57.

Ligações Externas

Copyright / Licença

O texto desta página está sob a CC by-sa 2.5 licença.
© Miceu Tavares